Monumento à Cristóvão Colombo

PERÍODO: 1993
OBRA:Restauração Completa
LOCAL: Praça Cristóvão Colombo, no Rio Vermelho. Salvador/BA

Este monumento é composto por quatro estatuas de ferro fundido, situadas em volta de uma coluna toscana, em cujo topo fica a estatua de Cristovão Colombo, em mármore. Não existem registros precisos a respeito da origem e da autoria da obra. Sabe-se que a estatua de mármore fazia parte de uma das fontes de Salvador, enquanto as de ferro foram projetadas para compor uma outra fonte.  O conjunto em homenagem a Colombo, que tem 6,25m de altura e 4,4m de base encontrava-se bastante deteriorado. As peças de ferro se encontravam bastante degradadas, sofrendo a ação do salitre e do vandalismo, tendo sido arrancados pés e mãos de algumas das peças.
 
As alegorias em ferro foram recuperadas através da limpeza por jateamento, remoção das partes oxidadas, obturação de lacunas, reintegração das partes mutiladas, aplicação de anti corrosivo e de uma nova pintura. Já a peça em mármore passou por uma limpeza geral, pela consolidação superficial, reintegração das mutilações e proteção superficial.
 
Participaram deste trabalho os seguintes profissionais: Arquiteta Maria Ângela Cardoso; Artista plástica Nancy Novaes; Cantaria Laércio Boaventura Abreu; Responsável técnico Carlos Barbosa; Documentação arquivo Dolmen.


Clique para compartilhar:

Galeria


Veja Também

Inscreva-se e fique informado sobre as novidades